Ser cristão envolve muito mais do que confessar o nome do Senhor Jesus e freqüentar uma igreja. Para que a confissão seja aceita no céu é preciso que, primeiro, haja o arrependimento pelos pecados até então cometidos, sua confissão pública de que errou e se arrepender dos erros, daí, então, confessar a Jesus Cristo como único, suficiente, eterno e verdadeiro Salvador, entregando sua vida ao Senhor e buscando aprender de Deus.
Após isto, é indispensável buscar a santificação, consagrando-se ao Senhor todos os dias, exercitando a fé com orações, jejuns, súplicas e afastando-se das coisas e pessoas que, antes, levavam-no para o caminho do pecado.
A confissão pública de pecados não enumera um a um os pecados cometidos. É como a confissão do publicano, na parábola do fariseu e do publicano, como consta: "O publicano, porém, estando em pé, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" (Lc 18.13).
A confissão do Senhor Jesus como Salvador obedece ao que escreveu Paulo: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." (Rm 10.9).
A consagração envolve oração, jejum, súplica, louvor e adoração. Tais práticas são imprescindíveis aos resultados buscados para a vida espiritual. Sobre isto, Paulo escreveu: "Regpzojai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal." (1 Ts 5.16-22).
Também é preciso manter a paz com as demais pessoas, como está escrito: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." (Hb 12.14).
Santificar-se é manter a consagração diária.
A exortação do profeta Joel é exatamente para que o povo se volte para Deus e pare de focar nas suas próprias ambições.
Ele diz: "Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e se arrepende do mal. Quem sabe se se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de manjar e libação para o Senhor, vosso Deus?" (Jl 2.12-14).
Esta seqüência de procedimentos tem que ocorrer como um ardente desejo do coração. Assim, se está no coração de quem busca a salvação, é preciso buscar com toda a sua fé.